Cármen Lúcia

Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Cármen Lúcia

Forma(s) paralela(s) de nome

    Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

      Outra(s) forma(s) de nome

      • Cármen Lúcia Antunes Rocha

      identificadores para entidades coletivas

      CLAR

      Área de descrição

      Datas de existência

      ☆ 19-04-1954 †

      Histórico

      Cármen Lúcia Antunes Rocha é graduada pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Obteve o título de Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas.
      Exerceu a advocacia e, por concurso, em 1983 tornou-se Procuradora do Estado de Minas Gerais. Em 2001 assumiu o cargo de Procuradora Geral do Estado.
      Em 1993 assumiu a Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados da Seccional de Minas Gerais e de 1994 até 2006 foi membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Exerceu, também, a função de Vice-Presidente da Comissão de Temário da Conferência Nacional dos Advogados
      Em 2006 tomou posse no cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal, na vaga decorrente do então Ministro Nelson Jobim, tendo sido aprovada pelo Senado Federal e nomeada pelo Presidente da República.
      Em 2008 tomou posse como Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral e no mesmo ano foi nomeada pelo então Presidente daquela Casa, Ministro Ayres Britto, Diretora da Escola Judiciária Eleitoral.
      Em 2009 tomou posse como Ministra efetiva do TSE e em 2012 assumiu a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Em 2020 foi novamente eleita pelo Supremo Tribunal Federal para o cargo de Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral.
      Em 2012 assumiu a Vice-Presidência do Supremo Tribunal Federal e em 2016 a Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.
      Como Presidente do Supremo Tribunal Federal exerceu as funções da Presidência da República do Brasil entre 13 e 14 de abril de 2018, tendo sido a sexta Presidente do STF a assumir as funções inerentes à chefia do Poder Executivo do País. Na interinidade do exercício da Presidência, assinou decreto instituindo o dia 2 de abril como o Dia Nacional da Consciência Sobre Autismo. Assumiu interinamente o exercício das funções da Presidência da República mais quatro vezes em 2018: em 18 de junho, nos dias 17 e 18 de julho, entre os dias 23 e 28 de julho e no dia 15 de agosto.
      É membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros.
      É autora de diversas obras jurídicas, entre elas, “O Princípio Constitucional da Igualdade” e “Constituição e Constitucionalidade”, livros publicados pela Editora Lê, Belo Horizonte, 1990; “Princípios Constitucionais da Administração Pública”, livro publicado pela Editora Del Rey, Belo Horizonte, 1994. “Estudo sobre Concessão e Permissão do Serviço Público no Brasil”, livro publicado pela Editora Saraiva, São Paulo, 1996. “República e Federação no Brasil”, livro publicado pela Editora Del Rey, Belo Horizonte, 1997. “Princípios constitucionais dos servidores públicos”, livro publicado pela Editora Saraiva, São Paulo, 2000 e Direito de/para Todos, publicado pela Editora Fórum 2004.

      Locais

      Estado Legal

      Funções, ocupações e atividades

      Mandatos/fontes de autoridade

      Estruturas internas/genealogia

      Contexto geral

      Área de relacionamentos

      Área de pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Área de controle

      Identificador de autoridade arquivística de documentos

      AR-PE-CLAR

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.

      Estado atual

      Revisado

      Nível de detalhamento

      Parcial

      Datas de criação, revisão e eliminação

      Criação: 15-05-2025
      Revisão: 10-07-2025

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Notas de manutenção

          Criado por Amanda Teixeira
          Revisado por Marília Portela