Fala do Trono

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • As Falas do Trono são"as mensagens dos imperadores para os deputados e senadores nas reuniões de abertura e encerramento do ano legislativo da Assembleia Geral Legislativa brasileira Nos discursos, o imperador falava sobre temas importantes da história política, os problemas que o país enfrentava e propostas para resolvê-los. Na abertura do ano legislativo, indicava metas e, no encerramento, fazia um balanço sobre a situação do País e as medidas tomadas pelo governo imperial. As Falas também incluem discursos dos regentes que administraram o Brasil entre os anos de 1831 e 1840, período compreendido entre a abdicação de Dom Pedro I e a emancipação de D. Pedro II, aos 14 anos"

Nota(s) de exibição

    Termos hierárquicos

    Fala do Trono

      Termos equivalentes

      Fala do Trono

      • UP Fala do Trono

      • UP Falla do Trono

      • UP Fala do Throno

      • UP Falla do Throno

      • UP Falas do Trono

      2 Descrição arquivística resultados para Fala do Trono

      2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
      Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1852
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-062-1852 · Item · 1852
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Encerramento da Sessão Ordinária de 1852. Assuntos tratados por D. Pedro II no seu discurso: apresentação das melhorias do país, com as leis de construção de estradas, a navegação do rio Amazonas; reafirmação da extinção do tráfico de escravos; reafirmação da validade do Tratado de 12 de outubro com o Governo do Estado Oriental; reafirmação da paz internacional;

      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1853
      BR DFSF F01-C01-SLFT-FT-063-1853 · Item · 1853
      Parte de Assembléia Geral

      Fala de Abertura da Sessão Ordinária de 1853. Assuntos tratados por D. Pedro II em seu discurso: declaração de paz entre as províncias; contratos para construção de duas estradas de ferro objetos das leis de 26 de junho e de 11 de setembro de 1852, estas empresas de Mauá ao rio Parahyba e outra da navegação do Amazonas servirão de incentivo às demais empresas construtoras de estradas de ferro; reafirmação da paz entre o Império e as nações estrangeiras; reafirma os esforços do governo para o fim do tráfico de escravizados; Incentivo às imigrações estrangeiras para reposição de mão de obra; recomendação de criação de um Banco específico para incentivo ao Comércio e à Indústria; Apelação à melhoria da Lei Orgânica das Câmaras Municipais; e apresentação dos Relatórios dos Ministros e da proposta para fixação da despesa e orçamento da receita.