Taxonomy
Code
Scope note(s)
Source note(s)
Display note(s)
Hierarchical terms
Tribunal
Equivalent terms
Tribunal
UF Tribunais
UF Corte
UF Corte de justiça
UF Tribunais
UF Corte
UF Corte de justiça
Proclamada a independência do Brasil, estabeleceu a Constituição de 25 de março de 1824, no art. 163:
“Na Capital do Império, além da Relação, que deve existir, assim como nas demais Províncias, haverá também um Tribunal com a denominação de Supremo Tribunal de Justiça, composto de Juízes letrados, tirados das Relações por suas antiguidades; e serão condecorados com o título de Conselho. Na primeira organização poderão ser empregados neste Tribunal os Ministros daqueles que se houverem de abolir.”
Cumpriu-se o preceito com a Lei de 18 de setembro de 1828, decorrente de projeto de Bernardo Pereira de Vasconcelos que, após exame da Câmara e do Senado, foi sancionado pelo Imperador D. Pedro I.
O Supremo Tribunal de Justiça, integrado por 17 juízes, foi instalado em 9 de janeiro de 1829, na Casa do Ilustríssimo Senado da Câmara, tendo subsistido até 27 de fevereiro de 1891.
Órgão superior da administração judiciária que se instalou no Brasil com a vinda da corte portuguesa.
O Tribunal da Legacia ou da Nunciatura foi criado no reinado de D. João III pelo papa Júlio III com o objetivo de julgar em segunda instância as causas eclesiásticas das metrópoles e dos isentos e em terceira instância as causas das outras dioceses. Alguns recursos podiam seguir para o Juízo da Coroa.